Natal e virada do ano com grande movimento nas praias animam comerciantes do litoral

Foto: Albari Rosa / Tribuna do Paraná.

De acordo com estimativa da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral), entre o Natal e a virada do ano três milhões de pessoas passaram pelo Litoral paranaense. O número aponta para um aumento de 76% no movimento em relação à temporada da passada, quando 1,7 milhão de pessoas curtiram o final de ano nas praias do Paraná.

Uma estimativa do Verão Maior — as ações do governo do Estado no Litoral paranaense — pelo menos 2,5 milhões de visitantes estavam nas praias no show de fogos em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Foi o maior espetáculo de queima de fogos da história do Litoral paranaense.

Em Matinhos, cerca de 1 milhão de pessoas que estavam na orla assistiram o espetáculo, sendo um deles no Morro do Boi. Em Guaratuba o céu ficou colorido com os fogos que partiram do Morro do Cristo e de uma balsa atracada na Praia Central, ação inédita no Paraná. Foram cerca de 15 minutos de espetáculo. Em Pontal do Paraná, a queima de fogos foi na Praia de Leste.

Este movimento intenso vem desde o lançamento do Verão Maior, no dia 21 de dezembro.

E se o comércio no litoral está abarrotado de consumidores, natural também que as praias fiquem tomadas pelos veranistas, formando um verdadeiro mar de pessoas e guarda-sóis na areia e no calçadão. Nas ruas, o fluxo de veículos muito acima do habitual – mesmo para essa época do ano – provocava pontos de congestionamento e lentidão.

Mesmo que a previsão acabe não se cumprindo, entre os comerciantes parece ser quase unanimidade que o começo da temporada de verão 2019-2020 está sendo um dos melhores dos últimos tempos.

O Verão Maior mantém as atividades até depois do Carnaval e termina em 1º de março. Nesses 74 dias, o Litoral e as prainhas do Lago de Itaipu (Oeste) e do Rio Paraná (Noroeste) vão contar com efetivo maior de policiais e bombeiros e reforço nos serviços de saúde, saneamento e energia, além de limpeza das praias e monitoramento da qualidade das águas. A programação inclui cultura, esporte e lazer e também ações de proteção ambiental.

Além disso, as secretarias e autarquias do Estado também estão empenhadas em levar atrações para as areias e nas próximas semanas devem ser divulgadas algumas atrações com artistas nacionais.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *